"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo.

De fato, sempre foi assim que o mundo mudou."

- Margarite Mead -




         Não é mais possível desenvolver dois conjuntos paralelos de medidas, um para responder às necessidades sociais – “salvar a humanidade” – e outro para responder aos danos ecológicos “salvar o planeta”. O objetivo atual é combinar essas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. A percepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das suas dramáticas conseqüências para a humanidade, nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a considerar danos ignorados por muito tempo.

 Nos dias 3 e 4 de novembro de  2016 o PLANETA.doc Festival reuniu em Florianópolis renomados cientistas e cineastas para debater alguns dos principais dilemas da sustentabilidade.


O primeiro Planeta.doc Conferencia contou com a participação do sociólogo mexicano Enrique Leff, um dos mais reconhecidos intelectuais latinoamericanos no âmbito da problemática ambiental. Autor de mais de 25 livros, entre eles: Ecologia, Capital e Cultura; Racionalidade Ambiental; Discursos Sustentáveis entre outros. Seu livro mais recente é: Aposta pela vida, imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do sul.

Também estiveram presentes o geógrafo brasileiro Carlos Walter Porto Golçalves, Camila Moreno, Nina Orlow, Ricardo Cardim, Maluh Barciotte, Beto Brant, Marcelo Lopes de Souza.

 





 

 

 

 

 

CONFIRA OS PALESTRANTES DO PLANETA.DOC CONFERÊNCIA 2016.