"A natureza é nossa casa e na natureza estamos em casa. Este mundo estranho, diversificado e assombroso que exploramos, onde o espaço se debulha, o tempo não existe e as coisas podem não estar em lugar algum, não é algo que nos afasta de nós: é somente aquilo que nossa natural curiosidade nos mostra da nossa casa. Da trama da qual somos feitos nós mesmos. Somos feitos da mesma poeira de estrelas de que são feitas as coisas, e quer quando estamos imersos na dor, quer quando rimos e a alegria resplandece, não fazemos mais do que ser aquilo que não podemos deixar de ser: uma parte do nosso mundo” 

Carlo Rovelli, Sete Breves Lições de Física

 

O Planeta na Escola  visa apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, utilizando a arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação. O objetivo é socializar o acervo audiovisual de filmes socioambientais e científicos por meio do fomento ao uso de material multimídia educativo em sala de aula e do desenvolvimento de uma plataforma on-line para distribuição dos mesmos.

Com esta ação, o Planeta doc pretende disponibilizar aos professores de escolas públicas e universidades filmes documentários e animações que contribuam à educação de crianças e jovens na temática de sustentabilidade. A equipe de educomunicação do Festival também trabalha junto aos professores para que estes estimulem os alunos a realizarem seus próprios filmes sobre temas relacionados à sustentabilidade e à preservação da vida no Planeta.

As Mostras permitem às crianças e jovens o acesso ao panorama global da problemática socioambiental no mundo contemporâneo.

 

Uma nova ferramenta de ensino para o professor

A Plataforma Planeta na Escola integra o melhor do cinema socioambiental ao ensino e disponibiliza  gratuitamente aos professores de escolas públicas filmes documentários e animações que contribuem para a educação de crianças e jovens em disciplinas científicas diversas como biologia, física, química, história, geografia, economia e filosofia, entre outras.

O uso do material cinematográfico em sala de aula possibilita uma experiência pedagógica diferenciada, permitindo aos alunos tomar contato com a realidade em diversos continentes do planeta, por meio das investigações e estudos realizados pelos documentaristas “in loco”. Os filmes despertam o interesse dos alunos para a temática da disciplina e possibilitam ao professor promover uma profunda reflexão sobre a realidade. As práticas pedagógicas da utilização dos filmes em sala de aula são compartilhadas na área de professores, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências.

 

Conteúdo de alto impacto para os alunos

Uma formação crítica na área de sustentabilidade é condição fundamental para a construção no futuro de sociedades inclusivas e respeitosas ao meio ambiente. Com filmes premiados nos principais festivais internacionais, a plataforma Planeta na Escola oferece um conteúdo dinâmico e contemporâneo, baseado nas investigações e entrevistas a alguns dos mais renomados especialistas das disciplinas transversais que envolvem a sustentabilidade.

O resultado é uma plataforma de filmes que possibilita às crianças e jovens o acesso ao panorama global da problemática socioambiental no mundo contemporâneo, privilegiando o aprofundamento dos principais dilemas e situações limite da atuação do ser humano no Planeta. Os filmes propostos tornam-se ferramentas eficazes não só para formar o público infantil e jovem, mas para construir espaços proveitosos de debates e soluções em torno ao desafio de promover políticas, tecnologias e ações sustentáveis em nossa época.

Conheça a plataforma em: www.planetanaescola.com