“Chegaremos a um tal ponto de auto-admiração que contemplaremos a nossa própria destruição

como um espetáculo estético.” 

- Walter Benjamin -


 


 

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental – PLANETA.doc estabelece no Brasil uma janela para exibição e premiação de  documentários, programas de televisão e animações que revelem o avanço do conhecimento sobre o funcionamento da Terra como sistema vivo e promovam a reflexão sobre a sociedade contemporânea. O Festival visa difundir temáticas relacionadas à preservação da vida por meio de filmes que enfoquem os desafios da sustentabilidade e apresentem as  soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural. Lança o desafio de pensar a sociedade atual de forma transdisciplinar para traçar linhas de reconexão que evidenciem a importância do papel do ser humano na condução do destino do planeta. Com impacto nacional e internacional, o festival prima por estender a discussão sobre a sustentabilidade a fim de promover a mudança de olhares e paradigmas, replicando as inovações que possam beneficiar a sociedade humana e a vida na Terra.

As Mostras acontecem em Escolas e Universidades brasileiras, em território nacional.


São objetivos do Festival:

1. Desenvolver um concurso internacional para exibir e premiar filmes que apresentem inovações sociais, científicas e tecnológicas que respondam aos desafios da sustentabilidade no mundo contemporâneo e que promovam o conhecimento científico interdisciplinar e ancestral sobre o funcionamento da Terra como sistema vivo, assim como a reflexão sobre a sociedade contemporânea; 

2. Promover  mostras cinematográficas  de expressão artística nacional e internacional, estruturadas  por meio de um extenso trabalho de envolvimento comunitário que utilize a arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação;

3. Promover a exibição de filmes documentários e animações que ajudem a inserir  o debate sobre a sustentabilidade nas escolas e universidades e a desenvolver uma cultura que preste maior atenção às relações entre o homem e seus ambientes naturais, sociais e culturais. 

 

PROGRAMAÇÃO 2016 
 

No total, cerca de 140 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta foram exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental entre 24 de outubro e 24 de novembro. Esta foi a terceira edição do Festival Planeta.doc.

Outro destaque foi a realização do Planeta.Doc Conferência, nos dias 3 e 4 de novembro, com participação de cientistas e especialistas na área socioambiental. Os encontros aconteceram no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O Planeta.doc também realizou a Mostra Planeta.doc Lixo Zero, de 24 a 30 de outubro, com 16 filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem, em parceria com a Semana Lixo Zero (www.semanalixozero.com.br), que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos.

O Planeta.Doc 2016 teve o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions e Digilab. Apoio institucional do Resort Costão do Santinho, da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.


Clique aqui para conferir a programação completa do Planeta.Doc 2016.

 


Premiação

Planeta.doc Internacional: Prêmios destinados aos melhores filmes socioambientais do mundo.

Planeta.doc Brasil:  Prêmios destinados aos melhores filmes socioambientais brasileiros.

Planeta.doc Santa Catarina: Prêmios destinados aos melhores filmes socioambientais catarinenses.

 Planeta.doc Cidades Humanas: Prêmio destinado aos melhores filmes do mundo que demonstrem inovações ou reflexões sobre a sustentabilidade urbana

 

 

Temáticas de Interesse

 Em todo o mundo, multiplicam-se os programas de inovação para a promoção e preservação da vida.  Soluções estão sendo geradas em setores tão diversos como energias renováveis, biotecnologia, reciclagem, materiais biodegradáveis, mobilidade urbana, construções sustentáveis, agricultura de baixo carbono e nos processos industriais em geral. Cresce ininterruptamente o conhecimento científico e interdisciplinar sobre o funcionamento da Terra como sistema vivo, assim como multiplicam-se os movimentos sociais vinculados à ecologia, que compreendem os recursos naturais como bens coletivos, cujos modos de apropriação e gestão devem ser objeto de debate público e de controle social. Este conjunto intrincado de experiências  constitui o amálgama através do qual se desenvolve uma nova cultura planetária, que conjuga o avanço tecnológico e científico ao social.

As temáticas de interesse do festival são:

 

SESSÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Energia – Problemas e Soluções

Mobilidade Urbana – Problemas e Soluções

Construções Sustentáveis – Problemas e Soluções

Cidades Sustentáveis – A nova urbanidade

Produção de alimentos

Lixo e Reciclagem

Biodesign

Biotecnologia e nanotecnologia

Engenharia genética

Processos e Produtos Sustentáveis    


SESSÃO NATUREZA

Água

Ar e Clima

Oceanos

Florestas

Ecossistemas e Habitats

Biodiversidade

Geologia

Mundo microscópico

Expedições


SESSÃO SOCIEDADE E GOVERNANÇA

Denúncias, Movimentos sociais e organizações ambientalistas

Intervenções: Políticas públicas e Projetos Socioambientais  

Povos Tradicionais e Conhecimentos Ancestrais

Antropologia no Mundo Contemporâneo


 


 

 

Público


O festival  busca conectar-se a um público multidisciplinar, constituído por cineastas e produtores de televisão, gestores públicos, urbanistas, arquitetos, biólogos, antropólogos, engenheiros, especialistas em energias renováveis, artistas, designers, sociólogos, escritores, gestores de responsabilidade social de empresas, jornalistas, artistas e cientistas em geral, reunidos na busca de soluções sociais, tecnológicas e políticas que tornem a sustentabilidade efetivamente uma realidade.
Também pretende  conectar-se às escolas e universidades brasileiras, levando filmes e informação às salas de aula e aos espaços culturais universitários, promovendo debates, palestras e manifestações artísticas diversas associados às sessões de cinema.

 

 


 

 

Mostras do Festival

 

 

 Mostra Planeta.Doc

 A Mostra Planeta.Doc cria um panorama da realidade  socioambiental no mundo contemporâneo, procurando revelar e debater a dimensão do impacto ambiental das sociedades humanas em vários continentes do Planeta.  Traz também filmes que abordam a problemática social, ambiental e histórica no Brasil. É a Mostra competitiva do Festival.

 


Mostra Planeta.doc Lixo Zero

Realizada em parceria com a Semana Lixo Zero, o PLANETA.doc Lixo Zero é uma mostra de até 10 filmes sobre a temática do lixo, conectada a um amplo movimento de empreendedorismo e transformação social: a Semana Lixo Zero. Dedicada à discussão e reflexão sobre a gestão de resíduos sólidos e o conceito Lixo Zero em diversos segmentos da sociedade brasileira, a Semana Lixo Zero conecta centenas de eventos simultâneos em todo o país na última semana de outubro, dirigidos por dezenas de entidades.A Mostra Planeta.doc Lixo Zero aprofunda a temática em todas as cidades de realização da Semana, possibilitando a reflexão e a ação sobre os conceitos lixo zero e o acompanhamento de experiências bem-sucedidas lixo zero em diferentes regiões do mundo.

 

 

Mostra Embaixada da Cinemateca Francesa

Mostra da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, traz algumas das mais recente e impactantes produções do cinema francês.

 

Mostra Diretores

 Traz algumas obras de realizadores com trajetórias marcantes no cinema latino-americano e internacional.

 

 

Mostra Cidades Humanas

 Destinada a filmes que demonstrem os avanços realizados em cidades de todo o mundo para a instauração de um marco de sustentabilidade urbana.

 

 


"Há tempo demais, economistas, ativistas sociais e cientistas ambientais têm simplesmente falado ao mesmo tempo - quase falando línguas diferentes ou no mínimo dialetos diferentes. Chegou a hora de unificar as disciplinas, desenvolver uma linguagem comum para o desenvolvimento sustentável que transcenda os campos opostos; em outras palavras, trazer o paradigma do desenvolvimento sustentável para a economia tradicional"

"Povos Resilientes, Planeta Resiliente"