2015 – Planeta.Doc é opção imperdível para o fim de semana na Capital

Nove filmes estarão em cartaz no CIC, todos com entrada gratuita

Uma seleção de nove premiados filmes estará em cartaz neste fim de semana no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. As sessões são todas gratuitas e fazem parte da programação do Planeta.Doc, Festival Internacional de Cinema Socioambiental, que começou no último dia 26 na Capital. Além das obras que integram a mostra competitiva do festival, teve início na última terça-feira (3) a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, com a exibição de oito documentários franceses até o dia 13, sempre às 21h40, no CIC.

“É uma oportunidade imperdível para conferir um Festival Internacional de Cinema e poder assistir gratuitamente algumas das mais premiadas obras mundiais que focam os desafios da sustentabilidade e apresentam as soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural”, explica Mônica Linhares, diretora do evento.

As sessões abertas ao público do Planeta.Doc terminam no próximo dia 13, mas a programação prossegue com outras atrações até o dia 15 de dezembro. Confira no link http://goo.gl/4UOIh0 ou no site www.planetadoc.com.

CIC SÁBADO (07/11)

10h00 – O Outro Homem: F.W. de Klerl e o fim do Apartheid

20h00 – Uigures, os prisioneiros do absurdo

21h40 – Era uma vez na Floresta (MOSTRA Francesa)

CIC DOMINGO (08/11)

10h00 – Procura-se desesperadamente uma zona limpa

14h00 – A tragédia do Lixo Eletrônico

16h00 – O Caminho do Algodão

18h00 – O Último Oceano

20h00 – Planetário

21h40 – O mundo segundo a Monsanto (MOSTRA Francesa)

A TRAGÉDIA DO LIXO ELETRÔNICO

Cosima Dannoritzer. Doc. ESP/FRA/GBR. 86’

Uma jornada investigativa pelo mundo do tráfico ilegal de lixo eletrônico, revelando um comércio tóxico global alimentado pela sede de lucro e pela corrupção.

Trailer: https://vimeo.com/117388039

ERA UMA VEZ UMA FLORESTA

Luc Jacquet. Doc. FRA. 78’

O filme convida seu público para um nunca antes visto mundo de maravilha natural e beleza surpreendente. Pela primeira vez, seremos capazes de assistir a uma floresta tropical crescendo diante de nossos olhos. O filme nos fornece uma completa imersão sensorial no esplendor primitivo de um dos mais ricos mistérios da natureza.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=aG1vwxFmwME

O CAMINHO DO ALGODÃO

Laura Kissel. Doc. EUA. 72’

Consumidores em todo o mundo gastam milhões com roupas todos os anos, mas poucos sabem como são feitas e quem as produz. O filme acompanha o algodão, das fazendas da Carolina do Sul até as fábricas chinesas para revelar o processo industrial desta cadeia global de fornecedores.

Trailer: https://vimeo.com/105490261

O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO

Marie-Monique Robin. Doc. FRA/DEU/CAN. 108’

Criada em 1901, a gigante americana Monsanto, hoje líder mundial na produção de organismos geneticamente modificados, é conhecida pela toxidade de seus produtos. Por meio de documentos inéditos e testemunhos de cientistas, representantes governamentais e vítimas da companhia, o filme realiza uma ampla investigação sobre um dos maiores impérios industriais do mundo.

O OUTRO HOMEM: F.W. DE KLERL E O FIM DO APARTHEID

Nicolas Rossier. Doc. EUA. 75’

Último presidente sul-africano do regime do apartheid, Frederik Willem de Klerk foi sempre considerado um enigma. As ambiguidades de um homem que, para muitos, foi o derradeiro representante de um sistema excludente e criminoso, para outros, um traidor oportunista da minoria branca, ou ainda uma figura de astúcia política essencial no encaminhamento de uma transição inevitável emergem ao longo de entrevistas com diversas figuras que conviveram com este eloquente senhor de 78 anos.

Trailer: https://vimeo.com/113547898

O ULTIMO OCEANO

Peter Young . NZE. 88’

O Mar de Ross, um dos últimos mares intocados do planeta, está no centro deste documentário. O

ecologista David Ainley pesquisa a região há mais de 30 anos, compilando a riqueza de seu ecossistema e o descreve como um “laboratório vivo”. Resultado de seis anos de pesquisas, filmagens e ativismo.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=bKQUmlV6cSk

PLANETÁRIO

Guy Reid. Doc. GBR. 85’

Estamos no meio de uma crise global de perspectiva. Nós nos esquecemos a verdade inegável que tudo está conectado. Planetário é uma chamada para despertarmos, provocante e de tirar o fôlego, uma jornada cinematográfica transcontinental, que explora as nossas origens cósmicas e nosso futuro como uma espécie. É um lembrete poético de que é hora de mudar a nossa perspectiva. Hora de lembrar que somos planetários.

Trailer: https://vimeo.com/126007771

PROCURA-SE DESESPERADAMENTE ZONA LIMPA

Marc Khanne. Doc. FRA. 58’

Por razões que ainda não estão totalmente explicadas, algumas mulheres, homens e até mesmo as crianças estão ficando sensíveis aos campos eletromagnéticos artificiais provocados pelos celulares.

Para se protegerem de uma dor constante e inevitável, essas pessoas têm de permanecer fechadas nas suas próprias casas, refugiando-se ou, pior ainda, são obrigadas a deixar as suas famílias ou

a parar de trabalhar.

Trailer: https://vimeo.com/110139143

UIGURES, OS PRISIONEIROS DO ABSURDO

Patricio Henriquez. Doc. CAN. 99’

Em outubro de 2001, como parte de uma campanha de endurecimento da repressão ao terrorismo, os EUA

invadem o Afeganistão. Paralelamente, oferecem altas recompensas a quem entregar membros da Al Qaeda. Vinte e dois integrantes da minoria uigur, que vieram da China fugindo a perseguições, são vendidos aos norte-americanos como terroristas. Vão parar em Guantánamo, onde permanecem presos por por 11 anos e sem um processo formal.

Trailer: https://vimeo.com/117619588

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *