2016 – Planeta.Doc abre com a Mostra Lixo Zero

Programação traz 12 filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc 2016 trará ao Brasil a Mostra Planeta.doc Lixo Zero, de 24 a 30 de outubro, com 12 filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem. A Mostra será realizada em parceria com a Semana Lixo Zero (www.semanalixozero.com.br), que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos. As sessões, abertas e gratuitas, serão realizadas no CIC, SESC Prainha, UFSC e UDESC em Florianópolis, Ibirama, Laguna, Joinville e Balneário Camboriú.

De acordo com Rodrigo Sabatini, organizador da Semana Lixo Zero no Brasil, o evento busca orientar as pessoas a mudarem seus estilos de vida e adotarem práticas para emular ciclos naturais mais sustentáveis, nos quais todos os materiais descartados sejam projetados para se tornarem recursos. “Lixo Zero significa concepção e gestão de produtos e processos para evitar e eliminar o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservando e recuperando todos os recursos, e não os queimando ou enterrando”, explica.

Ainda de acordo com Sabatini, a implementação do Lixo Zero busca eliminar todas as descargas à terra, água ou ar que são uma ameaça planetária, humana, animal e vegetal. “Todas as soluções passam por uma adaptação cultural, pela quebra do paradigma do descarte para uma cultura do encaminhar, do cuidar”, afirma.

Clique aqui para conferir a programação da Mostra Lixo Zero.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *