• Saiba como foram os outros anos do festival

“Paremos de considerar a democracia como um valor adquirido, definido de uma vez por todas e intocável para sempre. Num mundo em que estamos habituados a debater qualquer assunto, um único tabu persiste: a democracia. Então eu digo: questionemos a democracia em todos os debates. Se não encontrarmos um meio de a reinventar, não perderemos apenas a democracia, mas a esperança de ver um dia os direitos humanos respeitados neste planeta. Isso seria o fracasso mais estrondoso de nossos tempos, o sinal de uma traição que marcaria a humanidade para sempre.”

José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura

Edição 2016

Programação 2016

No total, cerca de 140 filmes premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim sobre temas relacionados ao nosso planeta foram exibidos gratuitamente em universidades, espaços culturais públicos, cineclubes, escolas de ensino médio e fundamental entre 24 de outubro e 24 de novembro. Esta foi a terceira edição do Festival Planeta.doc.

Outro destaque foi a realização do Planeta.Doc Conferência, nos dias 3 e 4 de novembro, com participação de cientistas e especialistas na área socioambiental. Os encontros aconteceram no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Planeta.doc também realizou a Mostra Planeta.doc Lixo Zero, de 24 a 30 de outubro, com 16 filmes dedicados à questão do lixo e da reciclagem, em parceria com a Semana Lixo Zero (www.semanalixozero.com.br), que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos.

O Planeta.Doc 2016 teve o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, e apoio cultural da Neoway Business Solutions e Digilab. Apoio institucional do Resort Costão do Santinho, da Udesc, UFSC, Unisul, Fundação Certi, Sapiens Parque, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Educação de Florianópolis, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês, Embaixada da Espanha, Fundação Cultural Badesc, SESC em Santa Catarina e Instituto Estadual de Educação. São parceiros do Festival o Instituto Lixo Zero Brasil, Semana Lixo Zero, Ecozine Festival Internacional de Cine y Medio Ambiente de Zaragoza, Cineclube Presença, CineClube Iphan, Aequo Sustentabilidade, TV UFSC e Projeto Guarani Serra Geral.

Edição 2015

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.doc trouxe à Santa Catarina uma mostra significativa do melhor da produção cinematográfica sobre o nosso Planeta, unindo a temática de ciência, tecnologia, natureza e sociedade por meio da exibição gratuita de alguns dos filmes mais impactantes da atualidade em universidades e espaços culturais catarinenses, de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2015. O Festival exibiu documentários, animações e filmes de ficção destacados mundialmente que, pela importância de seus conteúdos e por suas qualidades artísticas, contribuam para divulgar temas relacionados à preservação da vida no nosso planeta, com ênfase em inovações científicas, tecnológicas e sociais que promovam a sustentabilidade. Como Cinema Socioambiental, consideram-se todos os filmes de caráter documental que enfoquem e interpretem como fator determinante de suas narrativas, os mais diversos aspectos e situações decorrentes das ações do ser humano em relação ao seu ambiente natural social, no passado, no presente e na construção do futuro.

Com uma extensa programação de mais de dois meses de duração, finalizada em 31 de março de 2016, o festival vem consolidando em Santa Catarina uma janela qualificada de exibição de filmes sobre o Planeta Terra, envolvendo Universidades, espaços culturais públicos, cineclubes e escolas de ensino médio e fundamental da rede estadual. Previu também a exibição ao ar livre em comunidades como Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, abrindo os espaços públicos da capital catarinense ao cinema e à cultura. Foram exibidos 83 filmes nacionais e internacionais conforme o programa, realizadas em média 320 sessões fechadas e oito sessões ao ar livre.

A programação foi elaborada a partir de um intenso trabalho de captação de filmes e curadoria. Foram trazidos a Florianópolis filmes de grande qualidade plástica, estética e narrativa, muitos dos quais premiados internacionalmente em vários festivais do gênero.

O Planeta.doc realizou em 2015 um concurso internacional de filmes na área de sustentabilidade, meio ambiente, natureza e sociedade, inserindo gradativamente o Estado catarinense no circuito dos maiores festivais de cinema na área socioambiental do mundo. Foram destinados Prêmios aos melhores filmes nas categorias Planeta.Doc Internacional: e Planeta.Doc Nacional, entre mais de 900 inscritos de 38 países.

A ESCALA HUMANAAndreas M. Dalsgaard. Doc. DNK. 83’
A ÚLTIMA CHAMADAEnrico Cerasuolo. ITA. Doc. 90′
A TRAGÉDIA DO LIXO ELETRÔNICOCosima Dannoritzer. Doc. ESP/FRA/GBR. 86’
AME A NATUREZASylvie Rokab. Doc. EUA. 76’
BIDDER 70Beth Gage e George Gage. Doc. EUA 73’
CARNE E LEITEBernard Bloch. Doc. FRA. 104’
COMERCIALIZANDO A NATUREZADenis Delestrac e Sandrine Feydel. Doc. FRA. 90`
COMO MUDAR O MUNDOJerry Rothwell. Doc. GBR/CAN. 110`
CONTENÇÃOPeter Galison e Robb Moss. Doc. EUA, 81’
DRONETonje Hessen Schei. Doc. NOR. 78’
GUARDIÕES DOS ALIMENTOSJeff Spitz e Jennifer Amdur Spitz. Doc. EUA. 74’
METAMORPHOSENSebastian Mez. Doc. ALE. 84’
O JOGO DA EXTINÇÃOJakob Kneser. Doc. DEU/CAN. 52`
O SAL DA TERRAWim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. Doc. FRA. 109’
PARAÍSONash Ang. Doc. PHL. 60’
O ÚLTIMO OCEANOPeter Young . NZE. 88’
PLANETÁRIOGuy Reid. Doc. GBR. 85’
UE ESTRANHA FORMA DE VIDAPedro Serra. Doc. PRT. 109’
A GUERRA DOS TRANSGÊNICOSPaul Moreira. Doc. FRA. 52’
TODO O TEMPO DO MUNDOSuzanne Crocker. Doc. CAN. 87’
SNAKE DANCEManu Riche, Patrick Marnham. Doc. Bélgica. 75’
UIGURES, OS PRISIONEIROS DO ABSURDOPatricio Henriquez. Doc. CAN. 99`
A LEI DA ÁGUAAndré D’Elia. Doc. BRA. 78’
AMAZÔNIA DESCONHECIDADaniel Augusto e Eduardo Rajabally.Doc. BRA. 71’
DESCULPE PELO TRANSTORNO: A HISTÓRIA DO BAR DO CHICOTodd Southgate. Doc. BRA. 79’
NAQUELA ÉPOCA E HOJELuiz Adelmo. BRA. 80’
O JARDIM DA ESPERANÇALaurence Guenoun. Doc. BRA/FRA. 75’
O MENINO E O MUNDOAlê Abreu. Ani. BRA. 85’
SERRA PELADA – A LENDA DA MONTANHA DE OUROCosima Dannoritzer. Doc. ESP/FRA/GBR. 86’
O VENENO ESTÁ NA MESA 2Sílvio Tendler. Doc. BRA. 110’

Edição 2014

Entre 14 e 21 de novembro de 2014, a cidade de Florianópolis (SC, Brasil) recebeu a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, Planeta.Doc. Localizada no sul do Brasil, a bela ilha catarinense foi palco das exposições fotográficas, apresentações teatrais, debates e mostras cinematográficas direcionadas a todos os públicos, com acesso gratuito às sessões realizadas em centros culturais e universidades. O Festival foi realizado com o apoio do Fundo de Cultura (FUNCULTURAL) do Governo do Estado de Santa Catarina.

Em 2014, o Planeta.Doc realizou em parceria com o CineEco de Portugal uma mostra internacional de filmes, que contemplou algumas das principais problemáticas socioambientais do mundo contemporâneo. O CineEco é um dos mais prestigiados festivais socioambientais da Europa, membro fundador da Green Film Network, maior rede de festivais socioambientais do mundo, com 22 membros em vários continentes. É realizado há 20 anos na cidade de Seia, em Portugal, e um dos mais antigos festivais do gênero no mundo.

O PLANETA.doc também recebeu uma mostra dos filmes vencedores do Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA, mais antigo e consolidado festival do gênero no país, realizado há 17 anos na cidade de Goiás.

As atividades do Planeta.Doc 2014 iniciaram em setembro e finalizaram em dezembro, com ações de sensibilização ambiental em escolas públicas e Universidades e o lançamento do Concurso Audiovisual Meu Mundo Mais Vivo, para estudantes do ensino fundamental, médio e universitário do Estado de Santa Catarina.