IV Planetadoc Conferência aprofunda debate sobre educação para a sustentabilidade

IV Planetadoc Conferência aprofunda debate sobre educação para a sustentabilidade

Evento acontece de 22 e 23 de outubro no Centro de Eventos da UFSC reunindo palestrantes e professores de todo o país, cineastas, estudantes e o público interessado.

 As inscrições estõo abertas e são gratuitas.

As atenções do mundo se voltam para o meio ambiente, a crise climática e a sobrevivência do planeta e Florianópolis terá um papel importante neste debate em outubro. Nos dias 22 e 23, a cidade receberá, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o Planetadoc Conferência, evento que chega a sua quarta edição com foco na educação, sustentabilidade e cinema. Para esses dois dias estão programados 40 TED-Talks com palestrantes de todo o país e escolas das redes particular, municipal e estadual de ensino para debater sobre práticas pedagógicas em sustentabilidade e trocar experiências. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até o evento para professores, estudantes, pais, pesquisadores e estabelecimentos de ensino neste link: https://www.sympla.com.br/conferencia-planetadoc-2019__636871.

A Conferência integra a  programação do Planetadoc Festival, evento cinematográfico programado para os meses de novembro e dezembro também em Florianópolis. Mas este encontro de outubro antecipa uma discussão urgente e que mobiliza o globo: apercepção da existência de limites do planeta, da degradação e dos riscos ecológicos, bem como das suas dramáticas consequências para a humanidade. Isso nos força, desde já, a repensar as relações entre sociedade-natureza e a escola assume um papel de protagonismo. 

Durante a Conferência também será lançada a nova edição do planetanaescola.com, plataforma de streaming com obras cinematográficas destinadas à educação socioambiental em sala de aula. São 40 novos filmes focados nas temáticas “oceanos e biodiversidade”, “lixo zero” e “economia circular”. A plataforma está no ar desde 2017 e foi desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura/Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Para ter acesso ao conteúdo basta se cadastrar no site, sendo que a adesão é gratuita e aberta para escolas de todo o país!

Não deixe de conferir as novidades do Planetadoc Festival no site www.planetadoc.com

Cinema e aprendizagem

O campo de abordagem nas dezenas de palestras/talks e cases escolares é amplo, versando pela sustentabilidade, o audiovisual, plataformas imersivas, novas tecnologias, games educativos e muito mais. É expandir os conhecimentos sobre a preservação da vida na Terra, refletir sobre o nosso impacto enquanto indivíduos e sociedade, contribuir para a mudança e ousar transformar. Nesse contexto as escolas contribuirão sobre a importância do seu protagonismo nessa conscientização e mudança por meio de cases de práticas e projetos voltados para a sustentabilidade

A utilização do cinema como veículo e ferramenta de ensino-aprendizagem oportuniza enfocar os aspectos culturais, históricos, literários e políticos, proporcionando uma visão integral do cinema enquanto mídia educativa. Ao mesmo tempo, a inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais. Não é mais possível desenvolver dois conjuntos paralelos de medidas, um para responder às necessidades sociais (“salvar a humanidade”) e outro para responder aos danos ecológicos (“salvar o planeta”). O objetivo atual é combinar essas duas exigências solidárias na perspectiva de ação conhecida como socioambiental. E a mobilização planetária que vem ganhando as ruas em diversas partes do mundo mostram que não há mais tempo a perder!

Práticas em Sustentabilidade e Mediação de Conflitos

A Conferência traz uma programação rica, como o Fórum de Práticas Pedagógicas em Sustentabilidade que reunirá escolas públicas e privadas para debaterem ideias e ações. Outra agenda que despertará o interesse não só de gestores, professores, mas também de pais e alunos é a palestra/oficina de “Mediação de Conflito no Ambiente Escolar”, com pedagoga e psicopedagoga Thereza Coutinho. Ela é doutora em Educação pela AdacemieEtUniversité Honorifique Philo-RomainedesSantsConstantine Et Charles e membro da Federação Brasileira de Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). 

A mediação de conflito no ambiente escolar permite que professores, coordenadores e gestorescompreendam os gatilhos que antecedem e provocam um ambiente belicoso, antagônico e resistente às ideias e projetos propostos. Os pais também têm um papel importante e podem participar mais ativamente das questões relacionadas com os seus filhos, em especial nas situações de conflitos. O centro escolar também pode ser beneficiado com a melhora no ambiente, pois a comunidade educativa pode aprender a gerir os conflitos de uma forma mais eficiente. A mediação também tem um caráter pedagógico e contribui com a difusão da cultura de paz, da não-violência e da resolução pacífica dos conflitos.

Serviço – IV Planetadoc Conferência – “O Planeta da Sala de Aula”

Quando: Dias 22 e 23 de outubro

Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Florianópolis

Inscrições: Gratuitas no link https://www.sympla.com.br/conferencia-planetadoc-2019__636871

Financiadores:Este projeto foi contemplado no Edital Audiovisual Gera Futuro 2018 da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com investimento do BRDE/FSA/Ancine

Mais informações: www.planetadoc.comwww.planetanaescola.comwww.facebook.com/planetadocfestival

Contatos:

Mônica Linhares (diretora): (48) 99691-2655 e-mail: planetadoc.brasil@gmail.com

Assessoria de imprensa/jornalistas: Marcos Espíndola (48/99981-5774, e-mail: marcos@marcosespindola.com.br) e Rodrigo Ramos (48/99165-6031, e-mail: rodrigo.cardosoramos@gmail.com)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *